PALESTRA

Se você possui um rico repertório de conhecimento e deseja compartilhá-los, abordando temas diretamente ou indiretamente relacionados ao universo do RPG, esta área é feita sob medida para você. Faça o seu cadastro e enriqueça a experiência da comunidade e dos visitantes da RPGCON, compartilhando aquilo que você sabe. Sua contribuição pode fazer toda a diferença na vida de alguém!

MANUAL

DIA 25

Druida Arts

Venha conferir neste workshop o passo a passo para criar seu próprio Salão do Rei e deixar sua mesa de RPG muito mais interessante.

Priskila

Em "Mestragem Criativa", a ideia é misturar as noções de mestria de RPG e escrita criativa, ensinando os espectadores a como criar sistemas e campanhas envolventes que não sigam o modelo convencional da jornada do herói perante a uma grande ameaça.
Apresentando tanto o que é escrita criativa quanto o que é RPG minuciosamente, "Mestragem Criativa" une os dois conceitos e pretende revolucionar o estilo das aventuras criadas por aqueles que assistirem.
Passaremos pelos conceitos de lore, jornada do herói, improviso, atuação e muito mais. Apresentado pela autora Priscila, de "Almas Perdidas" e "Um Tiro. Um Caso."

Saulo Daniel Ferreira Pontes

Uma introdução ao desenho e como utilizar referencias dos jogos de RPGs para criar ilustrações dos seus personagens autorais.

PH Autarquia

Um bate papo a partir da experiência de quem publicou seu jogo.
Uma conversa que trará elementos que deram certo; crítica a posturas que entende-se que não devem ser reproduzidas e dicas de como se situar na produção de jogos nacionais e por onde começar a desenvolver seu jogo.

Don Emídio Navarro

Explorar a essência dos jogos de RPG clássicos e suas derivações é mergulhar em um debate fervoroso.
Vamos desvendar a realidade crua de como esses jogos são realmente jogados: desvendar as barreiras que criam, as interpretações que provocam, e a linha tênue entre aderir fielmente às regras e desviar para o desconhecido. Vamos questionar quando essas propostas se perdem, extrapolam além do imaginável e como podem, por vezes, se desviar do propósito narrativo. Abordaremos as divergências gritantes em relação aos jogos modernos.
Descubra conosco maneiras ousadas de fluir com criatividade, desvinculando-se das amarras radicais e levando a narrativa para lugares inexplorados, muito além da caixa. Prepare-se para uma jornada polêmica pelo coração do Old School Renaissance.

Vitória Faria

O OSR é uma coleção de pequenos movimentos que as vezes parece um tanto confusa e homogênea para quem observa por fora, mas esconde toda uma história e cultura que é surpreendentemente diversa e contraditória de maneiras verdadeiramente fascinantes.
Vamos dar uma mergulhada nisso e ver o que conseguimos descobrir.

Amy Renisz

O RPG pode ter começado como um jogo, com o objetivo de reunir amigos e trazer diversão. Porém, diversos movimentos e estudos, especialmente nos últimos anos, tem mostrado o poder do RPG não só como ferramenta de interação, mas de inclusão, educação e cultura, o expandindo do cenário informal para alcançar eventos, salas de aula, palestras e até processos de RH.
Nessa palestra, usando como exemplo os projetos da Runeiros RPG, buscaremos falar um pouco sobre diferentes aspectos do RPG como ferramenta e as diferentes abordagens possíveis para mestres e grupos de RPG na atualidade.

Diogo Kverna

Utilização do RPG com crianças, como ferramenta lúdica, de forma a melhorar habilidades de escrita, leitura e cálculos; utilizando o RPG Starfinder como exemplo.
Assim como com adolescentes, também como ferramenta de memorização e compreensão dos conteúdos.
Utilização do RPG como uma ferramenta ativa para gamificar as aulas através do contar histórias com base em regras ficcionais.

Claudia Sardinha

Darei dicas de adereços para usar na aventura afim de estimular roleplay, transformar a sessão em algo mais dinâmico e memorável.

Taverneira

Saudações aventureiros!
Nesta palestra especial, mergulharemos no coração do RPG - a arte de interpretar personagens. Desde o herói corajoso até o vilão sinistro, aprenderemos como dar vida a esses papéis com autenticidade e criatividade.

Vinny Costa

Explicar como fazer sua mesa de RPG se destacar nas comunidades das mídias sociais. Como fazer, como divulgar, como financiar....
DIA 26

Fundação Triunfo
Criss e Lily

Mestrar RPG de mesa para crianças é uma atividade incrivelmente benéfica, pois estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma divertida e engajante.
Ao participarem de aventuras imaginativas, as crianças exercitam sua criatividade, aprendem a resolver problemas, desenvolvem habilidades de comunicação, leitura, escrita e colaboração, fortalecendo sua autoconfiança. Além disso, o RPG de mesa proporciona um ambiente seguro para que as crianças explorem suas emoções, pratiquem empatia e aprendam a lidar com situações desafiadoras de forma lúdica e controlada.
Os adultos também têm a oportunidade única de nutrir a imaginação e curiosidade naturais dos pequenos, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento pessoal.
Nesta palestra falaremos sobre a importância de mestrar RPG para crianças e como podemos levar essa atividade nas escolas.

Sala de RPG

A palestra proposta visa uma releitura sobre o conceito de falha nas rolagens de dados em alguns dos sistemas de RPG mais difundidos no mercado.
Para iniciar essa investigação, será discutida a filosofia proposta pelo sistema Star Trek Adventures (2d20) e suas mecânicas de dificuldade, ameaça, remoção de complicações e sucesso a um custo.
O objetivo principal da palestra não é fornecer uma explicação detalhada das regras do sistema, mas sim explorar como a falha em um teste pode ser interpretada não apenas como uma incapacidade do jogador em realizar a tarefa, mas também como falta de tempo hábil, informações ou ferramentas que facilitariam aquele teste.

Edson "Druida" Jr

Apresentar a influência recíproca entre o RPG e os quadrinhos, destacando HQ's que são inspiradas em RPG's ou que poderiam ser facilmente adaptadas para uma sessão ou campanha de RPG.

José Noce

Nesta palestra problematizaremos sobre as dificuldades em se produzir jogos de RPG de baixo custo, além de também apresentar algumas soluções para este problema já aplicadas na prática.

Lincoln Aguiar Santos

A palestra aborda a concepção de uma "pedagogia da imaginação" ao discutir o papel do professor como mediador de conhecimento por meio do RPG. Explora a reflexão sobre as nomenclaturas atribuídas ao profissional (como "narrador" e "mediador") e suas implicações em ambientes educacionais formais e informais.
A apresentação também questiona se o RPG, ao ser aplicado em contexto educacional, transcende a categorização de jogo, tornando-se uma metodologia. Além disso, examina se os RPGs na educação são meros instrumentos ou podem ser vistos de maneira mais ampla.
Para contextualizar a discussão, a palestra compartilha experiências com RPG em diversos níveis de ensino, destacando abordagens, exercícios e possibilidades de execução.

Renato (dex)

No mundo mágico de Fábulas & Goblins, a arte de criar armas e armaduras define o destino de heróis e vilões! Neste vídeo exclusivo, vamos desvendar os erros comuns que a maioria dos mestres e jogadores comete ao criar armas para seus RPGs e como você pode evitá-los! Se você está buscando elevar suas sessões de jogo a um novo patamar de imersão e estratégia, está no lugar certo!

O que você vai aprender:
• Princípios fundamentais para a criação de armas únicas que se integram perfeitamente ao lore e à mecânica do Fábulas & Goblins.
• Erros comuns na criação de armas e como transformar falhas em oportunidades de enriquecer sua narrativa. • Técnicas criativas para personalizar afixos, garantindo que cada peça seja memorável e impactante nas mãos de seus personagens.
• Exemplos práticos de armas criadas seguindo nossos métodos!

Taíla - Deuses da Aventura

Quem nunca quis sair um pouco da ficha para criar o seu personagem, não é mesmo?
Essa discussão vai muito além da dinâmica de jogo e dos sistemas e regras dos universos mágicos do RPG. Extrapolar as fichas tradicionais é uma forma de inserir novas referências culturais, novas possibilidades criativas e novos caminhos no Role-Playing. É preciso repensar papéis e classes de personagens que ficaram parados no tempo e dar oportunidade para novas narrativas surgirem.
Vamos conversar um pouco sobre desconstrução de estereótipos e criação de personagens que quebram paradigmas nas campanhas e jogatinas. Bora?

Newton Nitro

A palestra abordará dicas como Mestres podem abordar a morte de um Personagem do Jogador de modo a contribuir com a experiência do jogo e garantir a diversão de todos, principalmente do Jogador que perdeu o seu personagem.
TÓPICOS: Consequências da Morte de um PJ, Como abordar a morte de PJ em jogos de foco prioritário Simulacionista, Gamista, Narrativista e Representacionista, Oportunidades Narrativas da Morte de um PJ, como lidar com a fustração do Jogador que perdeu o PJ, entre outros.

Marcelo Rodrigues

A palestra falará de como surgiu o Tagmar, como ele saiu do mercado no fins dos anos 90 e como ele retornou como projeto open-source. Abordará também sobre o Tagmar 3 e os últimos lançamentos.

D20Rafa

Nesta conversa iremos explorar as funções das regras em nossas mesas de RPG. Baseada em minha pesquisa de mestrado, iniciaremos com uma breve linha do tempo do surgimento do rpg e das mecânicas mais populares, depois analisaremos um estudo de Karl Bergström sobre o impacto das regras dos RPGs na criatividade.

Este estudo classifica as mecânicas de RPG em nove categorias, desde "Regras como comunicação" até "Regras como provedor de consistência", veremos como elas podem ser aplicadas usando como exemplos as regras presentes em jogos como: Savage Worlds, D&D 5e e Dungeon World.

A palestra busca ajudar mestres/ jogadores, game designers e educadores a entenderem um pouco melhor algumas funções que as mecânicas de RPGs possuem e como elas podem influenciar nossas narrativas.

Se você deseja aprender sobre a importância do uso consciente das regras, este é o lugar certo para você!

Arusha Oliveira
(Covil Lúdico-CE)

Interpretar vilões em jogos de RPG proporciona uma experiência rica, desafiadora e divertida para jogadores e mestres. Essa prática envolve explorar motivações complexas, conflitos internos e tramas intrigantes, oferecendo uma perspectiva única da moralidade. Além de diversificar as experiências de jogo, a interpretação de personagens malignos introduz dinâmicas interessantes no grupo de jogadores.
O conflito intragrupo bem gerenciado acrescenta profundidade à história. Essa abordagem também permite histórias envolventes de redenção e crescimento dos personagens, abordando temas maduros e éticos.
No entanto, é essencial alinhar essa escolha com a atmosfera desejada para o jogo e garantir comunicação aberta sobre expectativas e limites entre mestre e jogadores.

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Lucas Moreira
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