PALESTRA
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MANUAL
Druida Arts
Priskila
Apresentando tanto o que é escrita criativa quanto o que é RPG minuciosamente, "Mestragem Criativa" une os dois conceitos e pretende revolucionar o estilo das aventuras criadas por aqueles que assistirem.
Passaremos pelos conceitos de lore, jornada do herói, improviso, atuação e muito mais. Apresentado pela autora Priscila, de "Almas Perdidas" e "Um Tiro. Um Caso."
Saulo Daniel Ferreira Pontes
PH Autarquia
Uma conversa que trará elementos que deram certo; crítica a posturas que entende-se que não devem ser reproduzidas e dicas de como se situar na produção de jogos nacionais e por onde começar a desenvolver seu jogo.
Don Emídio Navarro
Vamos desvendar a realidade crua de como esses jogos são realmente jogados: desvendar as barreiras que criam, as interpretações que provocam, e a linha tênue entre aderir fielmente às regras e desviar para o desconhecido. Vamos questionar quando essas propostas se perdem, extrapolam além do imaginável e como podem, por vezes, se desviar do propósito narrativo. Abordaremos as divergências gritantes em relação aos jogos modernos.
Descubra conosco maneiras ousadas de fluir com criatividade, desvinculando-se das amarras radicais e levando a narrativa para lugares inexplorados, muito além da caixa. Prepare-se para uma jornada polêmica pelo coração do Old School Renaissance.
Vitória Faria
Vamos dar uma mergulhada nisso e ver o que conseguimos descobrir.
Amy Renisz
Nessa palestra, usando como exemplo os projetos da Runeiros RPG, buscaremos falar um pouco sobre diferentes aspectos do RPG como ferramenta e as diferentes abordagens possíveis para mestres e grupos de RPG na atualidade.
Diogo Kverna
Assim como com adolescentes, também como ferramenta de memorização e compreensão dos conteúdos.
Utilização do RPG como uma ferramenta ativa para gamificar as aulas através do contar histórias com base em regras ficcionais.
Claudia Sardinha
Taverneira
Nesta palestra especial, mergulharemos no coração do RPG - a arte de interpretar personagens. Desde o herói corajoso até o vilão sinistro, aprenderemos como dar vida a esses papéis com autenticidade e criatividade.
Fundação Triunfo
Criss e Lily
Ao participarem de aventuras imaginativas, as crianças exercitam sua criatividade, aprendem a resolver problemas, desenvolvem habilidades de comunicação, leitura, escrita e colaboração, fortalecendo sua autoconfiança. Além disso, o RPG de mesa proporciona um ambiente seguro para que as crianças explorem suas emoções, pratiquem empatia e aprendam a lidar com situações desafiadoras de forma lúdica e controlada.
Os adultos também têm a oportunidade única de nutrir a imaginação e curiosidade naturais dos pequenos, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento pessoal.
Nesta palestra falaremos sobre a importância de mestrar RPG para crianças e como podemos levar essa atividade nas escolas.
Sala de RPG
Para iniciar essa investigação, será discutida a filosofia proposta pelo sistema Star Trek Adventures (2d20) e suas mecânicas de dificuldade, ameaça, remoção de complicações e sucesso a um custo.
O objetivo principal da palestra não é fornecer uma explicação detalhada das regras do sistema, mas sim explorar como a falha em um teste pode ser interpretada não apenas como uma incapacidade do jogador em realizar a tarefa, mas também como falta de tempo hábil, informações ou ferramentas que facilitariam aquele teste.
Edson "Druida" Jr
José Noce
Lincoln Aguiar Santos
A apresentação também questiona se o RPG, ao ser aplicado em contexto educacional, transcende a categorização de jogo, tornando-se uma metodologia. Além disso, examina se os RPGs na educação são meros instrumentos ou podem ser vistos de maneira mais ampla.
Para contextualizar a discussão, a palestra compartilha experiências com RPG em diversos níveis de ensino, destacando abordagens, exercícios e possibilidades de execução.
Renato (dex)
O que você vai aprender:
• Princípios fundamentais para a criação de armas únicas que se integram perfeitamente ao lore e à mecânica do Fábulas & Goblins.
• Erros comuns na criação de armas e como transformar falhas em oportunidades de enriquecer sua narrativa. • Técnicas criativas para personalizar afixos, garantindo que cada peça seja memorável e impactante nas mãos de seus personagens.
• Exemplos práticos de armas criadas seguindo nossos métodos!
Taíla - Deuses da Aventura
Essa discussão vai muito além da dinâmica de jogo e dos sistemas e regras dos universos mágicos do RPG. Extrapolar as fichas tradicionais é uma forma de inserir novas referências culturais, novas possibilidades criativas e novos caminhos no Role-Playing. É preciso repensar papéis e classes de personagens que ficaram parados no tempo e dar oportunidade para novas narrativas surgirem.
Vamos conversar um pouco sobre desconstrução de estereótipos e criação de personagens que quebram paradigmas nas campanhas e jogatinas. Bora?
Newton Nitro
TÓPICOS: Consequências da Morte de um PJ, Como abordar a morte de PJ em jogos de foco prioritário Simulacionista, Gamista, Narrativista e Representacionista, Oportunidades Narrativas da Morte de um PJ, como lidar com a fustração do Jogador que perdeu o PJ, entre outros.
Marcelo Rodrigues
D20Rafa
Este estudo classifica as mecânicas de RPG em nove categorias, desde "Regras como comunicação" até "Regras como provedor de consistência", veremos como elas podem ser aplicadas usando como exemplos as regras presentes em jogos como: Savage Worlds, D&D 5e e Dungeon World.
A palestra busca ajudar mestres/ jogadores, game designers e educadores a entenderem um pouco melhor algumas funções que as mecânicas de RPGs possuem e como elas podem influenciar nossas narrativas.
Se você deseja aprender sobre a importância do uso consciente das regras, este é o lugar certo para você!
Arusha Oliveira
(Covil Lúdico-CE)
O conflito intragrupo bem gerenciado acrescenta profundidade à história. Essa abordagem também permite histórias envolventes de redenção e crescimento dos personagens, abordando temas maduros e éticos.
No entanto, é essencial alinhar essa escolha com a atmosfera desejada para o jogo e garantir comunicação aberta sobre expectativas e limites entre mestre e jogadores.
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